terça-feira, 15 de setembro de 2015

Armário cápsula: É pra você?

armário cápsula moda
Você já ouviu falar sobre Armário Cápsula (capsule wardrobe)? Eu conheci a ideia do armário por uma blogueira americana, a Caroline, do blog Unfancy, que decidiu que queriasimplificar a vida  e – claro – o seu armário também foi afetado pela mudança. Mas o termo “armário-cápsula” surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux, que pensou em um armário com poucos itens, alguns essenciais que nunca saem de moda e outros atuais. Basicamente, ter poucas roupas, mas que sejam muito legais e que coordenem entre si. No caso da Caroline, ela escolhe 37 peças que fazem sentido para aquela estação e usa apenas elas a cada 3 meses. Como essa história já foi bem batida na internet, vou parar essa explicação por aqui e passar para o real objetivo do texto, ok?
Eu achei a ideia super legal, mas se eu não me conhecesse o bastante e não trabalhasse fazendo render o armário de clientes (e o meu!), eu pensaria que isso não funcionaria pra mim, porque eu não tenho um estilo único definido. Num dia saio bem rocker com meu All-Star, jeans destroyed e camisa xadrez, no dia seguinte estou mais romântica e saio com uma saia midi e blusinha delicada. Posso sair à noite de salto alto e vestido justo ou de botinha sem salto, short jeans e blusa. Tenho vários vestidos, mas boa parte do tempo eu opto por sair com jeans, sapatilha e camiseta, porque pra mim, conforto é uma prioridade sempre.
Com tantos estilos (o que é bem normal, já que somos muitas pessoas em uma só!), ficaria bem difícil separar tão poucas peças para usar, porque eu tenho peças de roupas de diferentes estilos, maaaas sabe o que todas as peças que eu tenho têm em comum? Elas são a minha cara! Então, se eu quiser usar o jeans boyfriend destroyed com uma blusinha super romântica e sandália alta delicadinha eu vou estar a minha cara. E se eu usar a minha saia midi com a minha camiseta de banda e tênis eu também vou estar a minha cara. Se eu usar um vestido de sapatilha, botinha ou all star… eu vou estar a minha cara! Se eu usar o blazer com uma calça de linho, por cima de um vestido tubinho, ou com short jeans… de qualquer jeito eu vou estar a minha cara!
Voltando à Caroline, ela explica que esse número não é uma regra. “Não é sobre o número de peças. O ponto é tentar algo novo se você estiver infeliz com a situação atual do seu armário. Se 37 não é o número pra você, encontre um que seja”. Ela chegou a esse número pensando em quantas peças queria/precisava de cada categoria: “Sabia que eu queria nove pares de sapato, nove partes de baixo e 15 partes de cima. Sobraram quatro: 2 vestidos e 2 jaquetas/casaquinhos”.
carrie
Mas, quais são os benefícios de um armário-cápsula?
  • Aproveitar melhor as peças que você já tem. Às vezes, temos tantas roupas no armário que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você tem menos peças, consegue versatilizar o que tem, usando de formas diferentes. A proporção ideal é você conseguir combinar cada peça de cima com pelo menos outras 5!
  • Economizar, pois você não vai comprar roupas novas para a estação vigente.
  • Organizar e otimizar o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará cheio de roupas que não serão usadas. A Caroline coloca em caixas as peças que só usará em outra estação. Se estamos em pleno Verão (Rio 50º), não preciso manter casacões e sobretudos à vista, né?
  • Você vai ter menos dificuldade para decidir o que usar. Sabe a sensação de ter um monte de roupas e nada pra vestir? Então. Acabou! Ou pelo menos, a ideia é essa.
  • Usar só peças que ama muito. Isso deveria ser uma regra! Todo mundo só deveria ter no armário peças que ama muito! Experimenta!
  • Descobrir o seu estilo. Montar um armário cápsula é um exercício de autoconhecimento. É saber o que você gosta, o que é indispensável no seu dia-a-dia e com o que você viveria 3 meses sem.
  • Tomar conta da sua dieta. Você compra muitas roupas novas porque vive num efeito sanfona? Agora você vai perceber com que frequência isso acontece com mais facilidade!
Quer tentar? Veja como fazer:
  • Considere a sua rotina. Você sai pouco à noite ou toda sexta e todo sábado está na balada? Trabalha de uniforme ou usa as suas roupas para trabalhar?
  • Considere o clima e a estação de onde você mora. O verão aqui no Rio é diferente do verão de Santa Catarina. Se eu for fazer o meu armário-cápsula no verão, não vou precisar deixar nenhum casaquinho ou calça comprida.
  • Exercite a criatividade. Na hora de separar as peças, lembre-se da proporção 5×1. Se uma peça que você AMA só combina com outra das suas peças favoritas, ela não deve estar no seu armário cápsula. Aliás, você nem deveria ter uma peça que só pode usar com uma única outra! rsrsrs
  • Defina uma paleta de cores. Combinar peças pelas cores é bem fácil. Não curte color block? Evite separar peças muito coloridas, porque em algum momento, você pode “precisar” usar elas juntas para não ficar sem opções.
  • Inclua peças básicas e/ou neutras. Elas combinam com tudo, né? ♥
Separar as peças para uma estação vai te mostrar que você precisa de bem menos do que pensa, e que você não usa muitas peças que tem. Eu morei por 1 ano na casa do meu pai, e só tinha uma gaveta na cômoda dele e uma mala. A cada estação eu incluía novas peças e tirava outras. Quando consegui alugar meu cantinho já tinha aprendido que não precisava de tantas coisas, e dei todas as roupas que eu não tinha levado para a casa dele nesse período, porque elas definitivamente não me fizeram falta.
Lembre-se: você consegue viver com poucas peças se elas forem a sua cara! E seja no armário-cápsula ou no seu armário normal, todas as peças devem ser assim! Boa sorte! E se precisar de ajuda, me mande um email: vestindoautoestima@gmail.com
Texto meu, publicado originalmente no Superela, aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário