segunda-feira, 21 de março de 2016

Como comprar bem em brechó


Pode ser por causa da crise econômica, da sua consciência ambiental ou por estilo. Independente do motivo que te leve a comprar em brechó, você precisa saber comprar, ou vai comprar errado. Como eu sempre digo nos meus textos sobre consumo, um dos maiores erros é comprar uma peça só porque ela está “baratinha” e depois não usar e ver o seu dinheiro parado no guarda-roupas, mesmo que a peça tenha custado R$ 10 ou R$ 20, porque esse dinheiro poderia virar outra coisa mais útil. Aliás, se você ainda não leu o meu texto sobre custo x benefício das peças, é uma boa oportunidade! Clica aqui antes de continuar lendo esse. Antes de ir no brechó mais perto da sua casa é bom saber que assim como as lojas, a maioria dos brechós é especialista em um tipo de roupa, e por isso são separados em três categorias:
Se quer comprar peças antigas, procure um brechó vintage.
Se a ideia é comprar peças de coleções passadas de marcas conceituadas (e mais caras), você deve procurar por um brechó label. 
Mas se estiver procurando peças descoladas (diferentonas rsrs) independente de marca ou da época, pode ser um brechó de segunda mão.
É óbvio mas não custa enfatizar: a maior diferença entre comprar num brechó e comprar numa loja convencional é que nos brechós as peças são usadas. Por isso mesmo, você deve prestar mais atenção aos detalhes, para saber se a peça não está manchada ou rasgada, e olhar bem os acabamentos. Veja, por exemplo, se o botão tá pregado direitinho ou se tem todos os botões, porque às vezes é difícil encontrar um botão igual e você terá que trocar todos eles. Na hora de experimentar, veja se o zíper está funcionando ou se prende ou agarra na costura, entre outras coisas. Também vale olhar a etiqueta para saber se você vai conseguir manter a peça sozinha ou se vai precisar levar para lavanderia ou lavar a mão.
(continua...)
Texto meu, publicado no Superela. Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário