O inverno está chegando, e com ele, o xadrez em todas as suas padronagens! Se você nunca ouviu a piadinha “onde é o arraiá?” quando saiu de casa usando uma roupa xadrez, considere-se uma pessoa feliz! Sinal que seus amigos manjam dos paranauê da moda! rsrs
O xadrez surgiu na Escócia durante o século XIX para diferenciar os diversos clãs e famílias do lugar. Cada grupo tinha um xadrez específico! Depois da Segunda Guerra Mundial ele virou mania e hoje é uma estampa atemporal, pra usar o ano todo! Nos anos 90 era peça presente em todas as bandas de rock e todo mundo tinha ou queria ter um estilo mais grunge. Tradicionalmente ocupava apenas o guarda-roupas feminino, mas Chanel (essa linda ♥) adaptou o padrão para as mulheres e hoje tem xadrez pra todo mundo, e para todos os gostos e estilos. Quer ver?
1. XADREZ TARTÃ/TARTAN
Mais comum na cor vermelha, e em quadrados grandes ou médios. Ainda hoje é símbolo das famílias tradicionais da Escócia.
2. XADREZ VICHY
De quadradinhos geralmente miúdos, é a estampa da toalha de mesa do piquenique. Ainda hoje aparecem em peças retrô e viraram um clássico depois que musas como Audrey Hepburn e Brigitte Bardot usaram.
3. XADREZ PRÍNCIPE DE GALES
Aparece muito em peças de alfaiataria, e geralmente em cores neutras. Lady Di adorava!
4. XADREZ MADRAS
Padronagem super delicada, com muitas cores!
5. XADREZ PIED-DE-POULE
Popularizado por Coco Chanel, essa padronagem geralmente aparece em preto e branco, e lembra um pé de galinha. Hahaha
6. XADREZ BURBERRY
A estampa é marca registrada da grife de luxo britânica do mesmo nome e sempre aparece no revestimento de bolsas e casacos da marca.
Para quem quer começar a usar, vou dar algumas dicas, que servem para a maioria das estampas:
- Quando quiser um look mais casual, pode optar por cores e tonalidades mais vivas. Para looks mais sóbrios, os tons claros e de cores mais neutras é o mais indicado.
- Cores e tonalidades claras expandem visualmente, por isso causam a sensação de “engordarem”, enquanto cores e tonalidades escuras criam a ilusão de “emagrecerem”.
Para fugir de looks muito caricatos (e com cara de festa junina), evite coordenar a estampa com bota + jeans. Veja essas dicas com mix de estampas e inspire-se! Eu adoro!
Texto meu, publicado originalmente no Superela no domingo! ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário