Oi gente!! Tudo bem?
Esses dias eu vi a Lu comentando que tem dificuldade em fazer mix de estampas, e aí resolvi fazer esse post pra ajudar a ela e a todo mundo que tem a mesma dificuldade. Depois quero que me contem se arriscaram e se deu certo, ok?
Esses dias eu vi a Lu comentando que tem dificuldade em fazer mix de estampas, e aí resolvi fazer esse post pra ajudar a ela e a todo mundo que tem a mesma dificuldade. Depois quero que me contem se arriscaram e se deu certo, ok?
O mix de estampas é a cara de quem quer parecer ousada, criativa e fashion. É pra quem quer mostrar que “manja dos paranauê” da moda!! E assim como todas as outras regras de coordenação de peças, a diferença está em saber o que está fazendo. Não é só pegar duas peças estampadas e cobrir a parte de cima e a parte de baixo do corpo porque a gente precisa sair vestida, né? Existem algumas regrinhas, e eu vou falar as principais pra vocês. Se o seu estilo é desvirtuar regras, tudo bem também! O importante é se achar linda quando se olha no espelho, independente das regras!
1º nível: Misturando com a estampa listras, que é a estampa mais neutra
Na foto que a Lu postou falando da dificuldade em usar mix de estampas ela fez o mais básico no mix de estampas: Combinar uma peça estampada com outra listrada preta e branca! Pode ser qualquer estampa, de qualquer cor. Listra preta e branca combina com tudo!!
2º nível: Coordenando peças estampadas nas mesmas cores
Se você quer evoluir na arte de coordenar estampas, anota essa dica: Procurar uma cor em comum nas estampas que se quer usar ao mesmo tempo facilita e muito a nossa vida, além de deixar o look super harmonioso! Vale coordenar duas estampas diferentes com as mesmas cores, mas vale mais ainda: com uma corzinha só em comum a gente consegue coordenar estampas de tamanhos diferentes, com temas diferentes, espaçamentos diferentes… A cor em comum serve de ponto de partida pra se coordenar uma, duas, três estampas diferentes – resultando num look harmônico e muito interessante.
3º nível: Coordenando peças estampadas com o mesmo tema
Quando a gente usa o mesmo tema em duas (ou mais!) peças do look, o mix de estampas não chama tanto a atenção quanto chamaria se fossem duas estampas de temas diferentes, e por isso, ainda é considerada como uma forma “discreta” de coordenar estampas! Listras com listras, poá com poá, flor com flor, desenhos gráficos com desenhos gráficos, fruta com fruta, etc!
4º nível: Coordenando peças com estampas com o mesmo espaçamento e/ou tamanho
Quanto ao tamanho é fácil: Flores grandes com poás grandes. Bichinhos pequenininhos com flores pequenininhas.
Quanto ao espaçamento: Observar o quanto de “fundo” do tecido aparece.
Dependendo do seu estilo e do efeito que você quer ver na sua silhueta, você pode usar uma peça sem nenhum espaçamento com uma super espaçada, ou usar duas peças parecidas quanto ao espaçamento. Você pode usar uma peça com flores grandes com uma peça com listras fininhas ou bolinhas pequenininhas.
Lembrando que estampas grandes, assim como cores vivas expandem visualmente(dando a sensação de “engordar”) enquanto estampas pequenas e cores opacas ou escuras diminuem, dando a sensação de “emagrecer”.
Texto meu, postado ontem no Eu Capricho! <3
Muito boas essas dicas e um blog bastante interessante. Amei.
ResponderExcluirPena que eu ainda não tenho coragem de usar roupas assim kkkkkk
Abraços Mika
Pensamentos Viajantes
Começa no nível 1, Mika!!! Depois você vai "evoluindo" rsrs
ExcluirMe conta!! beijos