quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que vestir numa entrevista de emprego


Eu posso apostar que essa é uma das perguntas que o Google mais responde. Mas então, porque eu vou falar aqui sobre um assunto que é tão batido? Porque eu sou psicóloga e trabalhei com Recursos Humanos por 9 anos, entrevistando pessoas em empresas diferentes, para cargos diferentes, e além disso, sou consultora de estilo com metodologia baseada no autoconhecimento e autoestima, e posso te ajudar a escolher “a roupa certa para a entrevista de emprego”.
A primeira impressão é a que fica, e infelizmente, somos julgadas pelas roupas que vestimos e pelo que falamos no dia que conhecemos alguém, mas estudos comprovam que numa conversa, 38% é o que você diz (conteúdo), 7% como você diz (tom da voz, velocidade e ritmo) e 55% é como você está vestido! CINQUENTA E CINCO POR CENTO!


Não adianta ter um currículo maravilhoso, se você não estiver vestida adequadamente numa entrevista, porque a sua roupa vai te prejudicar! Ao invés de prestar atenção no que você diz, o entrevistador vai olhar para a sua roupa! Por isso que a maioria dos artigos que tentam responder à essa pergunta dão o mesmo conselho: cores neutras e roupas clássicas! E é por isso que eu estou escrevendo esse texto, porque eu acredito que não existe uma resposta certa para todo mundo! Mas então, o que vestir numa entrevista de emprego, afinal?
O que você deve considerar na hora de escolher a roupa:
  • Pra qual empresa é o processo seletivo? O que essa empresa faz/vende? Qual o segmento dela? É uma empresa grande ou pequena? Como os funcionários se vestem pra trabalhar lá? Tem um dresscode definido? As pessoas usam uniforme?
Porque é importante saber isso? Por que você quer que o entrevistador te veja como parte da empresa! Ele precisa “enxergar” você interagindo com o resto da equipe, trabalhando com o seu chefe, com os seus colegas de trabalho. Quanto mais parecida com eles você for, maiores as chances de você ser aprovado!


Se você for vestida de tailleur para uma entrevista numa empresa super informal, onde as pessoas usam havaianas e short jeans para trabalhar (como é comum em empresas de moda aqui no Rio ♥), é provável que o recrutador te ache inadequada para o cargo, por não se adequar ao ambiente. O contrário também acontece: Se você aparecer de vestido de alcinha e sandália para a entrevista num escritório de contabilidade onde todo mundo usa uniforme, você pode ser visto como alguém que não obedece regras, que tem um “espírito livre”, e também ser reprovada.
  • Que cargo você vai ocupar? Vai lidar com o público/clientes? Tem papel de liderança?
Tem cargo que é, por si só, formal ou informal, independente da empresa. Uma advogada sempre vai estar vestida de forma mais formal e um profissional de mídias sociais pode usar roupas mais descontraídas, seja numa empresa de moda, ou num escritório de advocacia.
  •  Qual o seu estilo? Você é uma mulher que se veste de forma clássica, básica, mais criativa ou despojada?
Uma pessoa que gosta de se vestir de forma mais formal não vai conseguir se adaptar a uma empresa onde todo mundo trabalha de tênis e jeans tão facilmente, não vai se sentir “parte daquilo”. Alguém que goste de se vestir de forma diferente e autêntica vai sofrer por passar 9h do seu dia usando uniforme, estando igual a todo mundo. Quem se acha mais bonita usando roupas mais coloridas vai ficar de baixo astral se só puder usar cores neutras pra trabalhar. Quem odeia perder tempo escolhendo o que vai vestir todos os dias vai ser a pessoa mais feliz do mundo trabalhando em uma empresa que tenha uniforme.
É claro que hoje em dia a gente não pode ficar escolhendo muito onde vai trabalhar, mas num mundo ideal, a gente pensa em estar onde a gente possa ser a gente mesma, e se sinta à vontade e feliz, né?
A gente pode (aliás, deve!) mostrar quem a gente é na entrevista, e se você achar que vale a pena usar terninho todo dia numa empresa muito bacana, com um salário legal, no cargo dos seus sonhos, mesmo sendo alguém mais despojada, tudo bem também! Você pode inserir sua personalidade na escolha das cores, tecidos, texturas, modelagens… nos acessórios, na maquiagem… e sempre tem os finais de semana e feriados pra gente não precisar cumprir regra nenhuma a não ser usar o que a gente quiser!


Boa sorte pra gente! (Sim, eu também estou procurando emprego e pensando no que usar na próxima entrevista).
Texto meu, originalmente publicado segunda-feira no Superela! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário