sexta-feira, 24 de abril de 2015

Qual a relação entre estilo e autoestima?

Quando paguei o curso de Consultoria de Estilo na Oficina de Estilo, logo decidi que "Vestindo Autoestima" seria o nome que representaria o meu trabalho, porque, como psicóloga eu acredito que ninguém com baixa autoestima investiria na sua imagem. 
No dicionário, autoestima é "a valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos". A definição de autoestima na psicologia é a avaliação que a gente faz da gente mesmo, o que a gente pensa e sente sobre quem a gente é.

A gente consegue ver de longe a diferença entre quem se gosta, e quem está com a autoestima baixa. Quem se gosta, se cuida. Cuida do cabelo, da pele, e - SIM!!! - da roupa que usa, porque a nossa imagem fala de nossas motivações pessoais. 

Quando vamos a uma entrevista de emprego, é normal que a gente se preocupe com a roupa que vamos usar, porque queremos causar uma boa impressão. Queremos que o entrevistador nos veja como um profissional qualificado, responsável e adequado para ocupar o cargo que almejamos.
Quando a gente vai trabalhar, a gente pensa na roupa ideal para conferir à nossa imagem a responsabilidade e credibilidade que o cargo exige. Se trabalhamos numa empresa muito formal, é comum que a gente se preocupe com o comprimento da saia, com as cores das roupas, e com o tecido, para não chegar amarrotada ou suada numa reunião importante.
Num encontro romântico, a gente vai querer que o nosso par nos ache bonita e interessante.

A escolha da roupa é importantíssimo para que a gente se sinta confortável e confiante em momentos como esses que citei, mas o que pouca gente entende é que para escolher a melhor roupa, a gente precisa se sentir confortável e confiante em relação a quem somos.

Quem se gosta quer estar bem e causar uma boa impressão todos os dias, em todos os lugares. Mas o objetivo da pessoa que se gosta não é a opinião alheia, mas sim o seu próprio bem estar. Muito antes de se vestir para o outro - ou para uma situação específica -, quem se gosta se veste para si mesmo. Sabe que merece roupas de qualidade (que nada tem a ver com preço! - já mostrei aqui), e que não precisa esperar uma ocasião especial para usar aquela roupa que adora, porque todo dia é especial para quem se gosta.A roupa que a gente usa toca o nosso corpo o dia todo, abraça a gente mais que as pessoas que a gente ama. E quem se gosta, quer ter as melhores sensações, né?

O trabalho da consultoria de estilo na metodologia que eu me formei é baseado na autoestima e no autoconhecimento, porque essas duas coisas estão interligadas sempre. Se você quer ter a sua autoestima elevada, precisa investir no seu autoconhecimento. Quando você se conhece, sabe o poder de usar peças que falem de quem você é, que falem bem de você. 
Invista em você! ♥



Nenhum comentário:

Postar um comentário