quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O que você precisa saber para fazer boas compras

como fazer compras
Uma das etapas da Consultoria de Estilo é a etapa de “Experiência de loja”, que é chamada assim justamente porque não necessariamente a cliente vai comprar alguma coisa nesse dia, mas vai aprender o que é mais importante – e pra sempre! – a comprar!!
A maioria das pessoas acha que sabe comprar né? Eu também achava… aí eu fiz o curso de consultoria de estilo e entendi porque tinha tantas roupas paradas no guarda-roupas, porque nunca tinha nada que eu gostasse muito, porque as peças não duravam tanto, e por aí vai!
Quando eu vou para o shopping procurar peças para uma cliente, eu penso em vários fatores: a condição financeira dela, as lojas que ela gosta e as que ela não conhece (e eu vou apresentar), as cores da cartela de cores dela (eu vou falar de coloração pessoal aqui ainda, mas se já quiser saber algumas coisas sobre o assunto, clica aqui e lê no meu blog!), a rotina dela, o que ela tem no guarda-roupas, o que ela precisa comprar para coordenar com o que ela já tem, as prioridades dela, como ela quer parecer, a imagem que ela quer transmitir, o que ela gosta (ou não) no corpo dela (que vai muitooooo além do tipo de corpo dela, como falei aqui num outro texto meu) e lembro de tudo que a gente conversou durante as 4 ou 5 semanas que a gente passou juntas!
Você sabe todas essas coisas sobre você? Se sim, você vai fazer ótimas compras sempre! Se não… vai continuar comprando errado! Então, vamos por partes. Anota aí o que você precisa saber para fazer boas compras:

1. A SUA CONDIÇÃO FINANCEIRA

Preciso explicar? Não precisaria, mas eu sou boazinha: se você precisa de uma calça jeans mas não pode dar R$400 na marca que as suas amigas usam, você vai comprar uma de R$200. Se você não pode comprar as 5 blusas que você gostou, você leva a que vai coordenar com mais peças que você já tem, ou as que você gostou mais, ou a que você ficou mais bonita…

2. AS LOJAS QUE VOCÊ GOSTA E AS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Como eu visto PP e tenho a maioooor dificuldade em comprar peças do meu tamanho (já falei num outro texto aqui), eu já sei que lojas que tem roupa pra mim. Maaas, até que eu tivesse essa listinha pronta, eu entrei em váááárias lojas pra saber se tinha. E, de vez em quando, eu entro de novo, porque a maioria das lojas não tem uma padronagem certa e pode ser que algum modelo P tenha saído um pouquiiiinho menor que o normal e eu me dou bem! Essas lojas são as primeiras que eu vou quando quero ou preciso comprar alguma coisa, e, provavelmente, é o que você faz também. Mas e as lojas que você não conhece? Que você não entra “achando” que não vai ter nada que você gosta? Ou que não vai ter nada que dê em você? Ou que é muito cara e você não vai ter grana pra pagar nem um par de meias?
Deixa eu te contar uma coisa que não é segredo, mas parece que a maioria das pessoas ignora saber: você só paga pela peça se você comprar!!! Você não paga pra experimentar!!! Então, você pode SIM entrar naquela loja cara, que a vendedora te olha da cabeça aos pés supondo que você não vai comprar nada, e pedir pra experimentar o que gostar. E aí, se realmente for caro pro seu orçamento, você parte pra uma loja de departamento ou uma loja mais baratinha procurando por algo parecido e com valor mais em conta. Lembrando que o valor das peças muitas vezes está relacionado à qualidade delas, e que o vestido que custa R$800 numa loja é de um tecido diferente, tem um acabamento mais bonito, etc. Isso tudo eu ensino pra cliente aprender a avaliar também!!

3. AS CORES DA SUA CARTELA DE CORES

Coloração pessoal, como o nome diz, é pessoal. Você só descobre a sua se fizer a análise com uma profissional especializada – como eu! E se alguém disser que sabe de coloração pessoal e vier com regras como “loira não pode amarelo”, desconfie. Tem loira que fica vermelha no sol e tem loira que bronzeia, né? Tem morena que fica mais amarelada quando não pega sol e tem morena que fica acinzentada, né? Então! Isso é a coloração pessoal! Tem loira que fica bem de amarelo claro e loira que fica bem com amarelo mais fechado, quase mostarda. E é por isso que as pessoas perguntam se você está doente toda vez que você coloca aquela sua blusa verde musgo mas todo mundo te elogia quando você veste a vinho do mesmo modelo! Tudo culpa das cores!! hahaha

4. A SUA ROTINA

Se você não vai tanto pra balada, pra que comprar tanta roupa de balada? Você compra roupa de academia quando não faz e nem tem pretensão de fazer exercícios físicos tão cedo? Se você precisa andar muito até chegar no trabalho, porque comprar sapatos tão altos (ou que não sejam confortáveis)? Se você trabalha 5 dias na semana e fica 2 dias em casa, porque comprar mais roupa pra passear que pra trabalhar? A sua rotina define como deve ser o seu guarda-roupas! Caso contrário, você nunca terá roupas para a sua rotina!

5. O QUE VOCÊ TEM NO GUARDA-ROUPAS

Você já tem 5 calças sociais pretas. Pra que levar outra? Você tem uma saia amarela estampada com flores rosas… talvez essa blusa rosa combine com ela! Esse blazer cinza está na promoção. Cinza é neutro e vai combinar com várias peças que você já tem em casa! Essa blusa está na promoção mas vou deixar parada na gaveta igual à outra que você tem do mesmo modelo… A alça fica escorregando, o decote fica indecente…
Entendeu o processo? Você precisa saber o que tem no guarda-roupas pra saber se a peça que você vai levar vai se encaixar ou não nele! Só leve se ela se encaixar!!

6. O QUE VOCÊ PRECISA COMPRAR PARA COORDENAR COM O QUE JÁ TEM

O ideal é que você consiga coordenar cada peça de baixo com pelo menos 3 peças de cima! E não vale ser 3 peças iguais, ou da mesma cor, ou de cores neutras que combinam com tudo. Não vale combinar uma calça social com 17 camisas sociais iguais que só mudam a estampa. Ou combinar uma saia verde fluorescente com uma blusa preta, uma branca e uma jeans. Nós podemos fazer mais que isso, né? Na hora de ir às compras é legal lembrar que ganhou uma calça LINDA do seu namorado, mas não tem nada pra coordenar com ela, porque ela é estampada ou numa cor “difícil” de combinar, porque assim sabe o que precisa comprar. Também é bacana saber que você tem poucas roupas pra trabalhar no emprego novo, ou que vai precisar de mais roupas de balada agora que “voltou pra pista”, etc, etc, etc.

7. AS SUAS PRIORIDADES, COMO VOCÊ QUER PARECER, A IMAGEM QUE QUER TRANSMITIR

Esse tópico também vai render um post, mas, superficialmente, é isso: você prefere se sentir confortável ou bom mesmo é estar na moda e não importa se a peça pinica ou te aperta? Você quer que os homens te olhem admirando o seu corpo ou prefere não chamar tanto a atenção? Quer parecer elegante? Moderna? Sexy? As roupas falam de quem você é e de quais são as suas prioridades, então, compre peças que falem bem de você!!

8. O QUE VOCÊ GOSTA (OU NÃO) NO SEU CORPO

Também falei sobre isso no texto que escrevi falando sobre o seu tipo de corpo. Você precisa saber o que gosta e não gosta para saber o que comprar ou não.
Anotou todas as dicas? Boas compras!
Texto meu, postado originalmente ontem no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário