segunda-feira, 14 de março de 2016

Dicas para parecer mais formal

Uma das situações que as pessoas mais procuram no serviço de consultoria de estilo é a mudança de trabalho e/ou de cargo devido à promoção. Não importa se o seu estilo é mais jovial e esportivo, se você tem um emprego numa empresa formal, ou o seu cargo é formal por si só (como advogada, por exemplo), você não vai poder usar as mesmas roupas que usa ao passear para ir ao trabalho. Por isso, pensei em dar 4 dicas para você que precisa parecer mais formal:

1. SUBSTITUA PEÇAS COLORIDAS POR PEÇAS NEUTRAS

Quanto mais colorido é um look, mais informal ele é. Para looks informais, o ideal é que tenham no máximo três cores, e que elas sejam – preferencialmente – neutras. Se você AMA cores e não se imagina em looks preto e branco, lembre-se que vinho, marrom, cinza, marinho e bege também são neutros e podem compor looks tão formais quanto o P&B (exceto em empresas SUPER formais, que exigem preto e branco no dress code).
neutra 2 neutras 1 neutras 3

2. USE PEÇAS MAIS ESTRUTURADAS

Tudo que é mais rígido remete a força e poder. Para parecer mais formal, prefira usar peças de tecidos estruturados a peças de tecidos fluidos. Se as peças tiverem linhas retas ou pontas, melhor ainda!
blazer estrturado  vestido estruturado vestido ponta
Outra opção é usar acessórios mais pontudos que arredondados, desde colares e brincos até sapato de bico fino. Acredite: É um detalhe pequeno, mas faz uma grande diferença na forma como as pessoas te veem!
brinco ponta colar pontudo scarpin

3. FAÇA SOBREPOSIÇÕES

Sempre que você acrescenta uma terceira peça ao look, ele fica mais arrumadinho. Quando você olha alguém de jeans e camiseta, parece que ela pegou as primeiras peças que viu no guarda-roupas e vestiu, né? Mas se ela estiver de jeans, camiseta e um coletinho por cima ou um lenço jogadinho, você já tende a achar que ela gastou um pouco mais de tempo pra pensar no que ia vestir.
sobreposição 1 sobreposição 2 sobreposição
Ah! E antes de dizer “Priscilaaaaa, não dá pra fazer sobreposição onde eu moro!”, lembre-se que eu moro no Rio de Janeiro e sei beeeem o que é calor. Já ensinei nesse texto aqui que é importante a gente saber o material da peça para não passar calor, então experimente trocar as suas peças de material sintético por peças de material de fibras naturais para conseguir passar pelo verão de forma digna com looks cheios de sobreposição!

4. PREFIRA PEÇAS DE ALFAIATARIA

Quase nada é alguma coisa em definitivo sozinha. Explico: Jeans só é informal se ele estiver sendo usado com camiseta e tênis. Se ele estiver sendo usado com um scarpin e com uma camisa de seda e blazer de linho, ele pode ser usado para trabalhar numa empresa semi-formal tranquilamente, principalmente se ele tiver lavagem escura e modelagem mais sequinha, como as calças retas e skinny. Um blazer de linho desce alguns graus de formalidade se você usar por cima de uma camiseta e short jeans e for passear no shopping de sapatilha com as suas amigas.
Então, se a sua empresa ou o seu cargo for super formal, você vai precisar fazer coordenações de peças formais, e peças de alfaiataria são boas opções. Se a empresa ou o seu cargo permitir looks um pouco mais informais (ou permitir no casual friday), você pode misturar peças mais formais com outras mais informais.
alfaiataria 1 alfaiataria 2calca-de-alfaiataria-e-blusa-basica
Importante: Você passa pelo menos 10 horas do seu dia com roupa de trabalho, então é importante que você consiga se reconhecer no espelho, mesmo que não seja o seu estilo. Teste modelagens, cores, comprimentos e materiais diferentes, até achar o modelo que mais te agrade! ♥
Texto meu, postado originalmente aqui, no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário