segunda-feira, 7 de março de 2016

Faça seu guarda-roupas render mais


A maioria das mulheres acha que tem pouca roupa. Algumas realmente tem pouca quantidade, e outras estão insatisfeitas porque queriam ter mais variedade e coisas novas, mas a maioria apenas tem a sensação de que tem pouca roupa por não saber fazer render as peças que tem.
O maior erro de qualquer guarda-roupas é você limitar o uso das peças a coordenações que você já sabe que funciona. Sabe aquele seu sapato vermelho que você só usa de calça jeans e camiseta branca, ou com o seu vestido vermelho, ou com a camisa azul marinho e calça branca, no maior estilo navy clichê? Será que você está sendo tão ousada quanto achou que seria ao comprar um sapato vermelho? Será que ele não poderia ser mais usado que isso?

Sabe aquela saia linda que você tem e que é super estampada? Você só usa com blusa preta ou branca. No máximo, com uma blusa de uma cor que já tem na saia. Se você se permitisse ousar um pouco mais e coordenar com cores análogas e cores complementares às cores que têm na saia, já aumentaria consideravelmente a quantidade de looks que você faria. Se coordenasse também com outras cores neutras como o cinza e o azul marinho (pelo menos), já teria mais dois looks com a saia. E se usasse também com blusas estampadas, ao invés de combinar apenas com peças lisas, somaria mais algumas possibilidades.

cores
Eu já falei nesse texto aqui que para uma peça valer a pena ela tem que coordenar com pelo menos 5 peças diferentes, né? O conceito é simples: Cada vez que você muda a peça que coordena com outra peça, o look inteiro fica diferente. Então, não podemos considerar todas as camisas sociais que você usa com a calça preta do trabalho, porque elas só mudam a estampa ou a cor, mas o estilo é o mesmo, e por isso você fica sempre com a mesma cara. O mesmo acontece com as 40 camisetas brancas de malha que você tem e que também só se diferenciam pela estampa. Nessa continha, mais vale a variedade que a quantidade.

Mas ainda mais importante que saber a teoria, é saber se permitir ousar e experimentar. Sair da zona de conforto e se preocupar menos com certo e errado, e com a opinião alheia. É importante se olhar no espelho e avaliar o todo antes de dizer que não gosta ou que não é legal. Se olhar com mais carinho e com menos críticas.
E se você usar uma coordenação nova de peças e/ou cores e não se sentir bem ou se incomodar com os olhares alheios, é só não repetir a mesma coordenação depois. O que é um erro fashion perto dos erros muito maiores que a gente comete na vida, né?
Se você gostar da ousadia, o próximo passo deve ser ir na loja que você mais gosta e experimentar peças diferentes do que você costuma comprar. Se olhar no espelho do provador e fazer o mesmo exercício que fez em casa com as peças que já são suas. Experimentar é um exercício lindo de autoconhecimento. Permita-se!
Texto meu, postado originalmente aqui, no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário