quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Qual a melhor calça estampada para o seu corpo e estilo


Todas as dicas de estilo e dúvidas o Google responde. Então, porque fazer mais um blog dando dicas? A minha pretensão não é ser melhor que ninguém, mas aqui as dicas são baseadas na metodologia que eu uso na Consultoria de Estilo, que leva em consideração que as pessoas são diferentes, e que por isso mesmo, gostam e tem necessidades de coisas diferentes para se sentirem mais bonitas.

O que a gente considera na hora de indicar uma peça ou combinação de roupas para uma cliente?
* O estilo dela
* O corpo dela
* A rotina dela

O estilo:
Se a cliente (ou você) for muito básica, é provável que uma calça estampada não seja uma opção. Se comprar só porque está na moda, vai ser uma peça a mais no guarda-roupas, que não vai ter uso! Como dinheiro não nasce em árvore, a dica é: Só compre se você gosta e vai usar! Cada peça do seu guarda-roupas deve combinar com pelo menos mais 5 peças, lembra? Se você for usar uma calça colorida só com blusa branca, e 1x por mês, pode ser que não valha o custo x benefício!

O corpo:
Na consultoria de estilo a gente faz uma avaliação da silhueta da cliente, e considera o que a cliente mais gosta e menos gosta no corpo dela, e é isso que você deve fazer também. Já tem uma listinha? Então faz!
Á partir dessa "listinha", a gente vai saber pra que parte do corpo a gente quer atrair olhares, e o que a gente quer disfarçar. Calça é uma parte de baixo. Como é a relação dessa cliente com o quadril dela? E o tamanho do bumbum? E culote, ela tem? E as coxas?

A rotina:
Onde essa cliente trabalha? Ela usa uniforme ou pode usar suas próprias roupas para trabalhar? A empresa dela é formal ou informal? Ela é casada ou solteira? Tem filhos? Como é a vida social dessa cliente? O que ela gosta de fazer nas horas de lazer? Onde vai usar essa peça de roupa?

Se a maioria dessas questões for favorável ao uso da peça, a gente vai fazer uma combinação de informações para saber qual a melhor opção. Felizmente tem calça estampada de todos os jeitos, né? 

Como escolher a melhor calça? O que considerar?
* O material
* O modelo
* A estampa

A consultora de estilo (e você!) já sabe que tipo de material mais gosta e qual o melhor modelo para o seu corpo, de acordo com a relação que você tem com ele (e que é assunto para outro post mais detalhado!), e vamos escolher a estampa também de acordo com o seu estilo e o efeito que quer ver na sua silhueta.

Se você quer AUMENTAR visualmente a parte de baixo da silhueta: Calça mais justinhas tipo skinny ou modelos mais largos de cores claras. Estampas com fundo claro e/ou grandes chamam atenção para essa parte do corpo.





Se você quer DIMINUIR visualmente a parte de baixo da silhueta: Calças retas ou pantalonas, estampas com fundo escuro ou com estampas pequenas diminuem visualmente essa parte do corpo.






Como coordenar?
Também vai depender do seu estilo e do efeito que quer ter na sua silhueta. Já tenho um post com dicas de como coordenar estampas em processo, mas você pode começar com a coordenação mais simples: Coordenar uma peça estampada com uma lisa, repetindo na blusa uma das cores da estampa da calça, podendo ser em tonalidade diferente.

Se você quer AUMENTAR visualmente a parte de cima da silhueta: Blusas mais larguinhas, com volume (babado, aplicações, etc). Pode até ser estampada também, dependendo do seu estilo! Cores mais claras e com brilho também dão esse efeito!




Se você quer DIMINUIR visualmente a parte de cima da silhueta: Blusas mais sequinhas, acompanhando a silhueta do corpo (não precisa ser grudada). Cores mais escuras e tons mais opacos também retraem visualmente.



Por último, mas não menos importante, uma dica pra ajudar a tirar a calça esquecida do guarda-roupas: Ainda que a parte de baixo seja chamativa, o que as pessoas reparam primeiro num look é a parte de cima, o que está perto do rosto, porque é através do rosto que a gente se comunica com o mundo!! Então, mesmo se você usar uma calça estampada uma vez por semana, se trocar a parte de cima, a maioria das pessoas não vai reparar que está repetindo a calça! 


Esse é o 1º post que nasceu de uma dúvida de uma leitora da página do Facebook (curte aqui!). Quem quiser, pode sugerir outros temas por aqui ou por lá, ou no email: vestindoautoestima@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário