sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Personal Stylist da TV x Personal Stylist da vida real

Quem nunca passou por um processo de consultoria de estilo, não conhece ninguém que tenha contratado esse serviço ou não conhece nenhum personal stylist, certamente acha que o processo é igualzinho a gente vê na televisão!

Confesso que beeeem antes de pensar na possibilidade de ser consultora de estilo (ou personal stylist, como a profissão é mais conhecida), a minha referência era o programa Esquadrão da Moda, que eu adorava. Era muito bacana ver a mulher começando o processo com uma ideia equivocada do seu estilo, da imagem que passava e do seu corpo, e saindo do programa com a autoestima - e o guarda-roupas - renovados. Mas, conforme eu comecei a ler sobre a profissão (e principalmente depois do curso que fiz na Oficina de Estilo) eu percebi que na vida real o processo é BEM diferente. 
Vejam as principais diferenças:

Na vida real: Em alguns casos o guarda-roupa é renovado, mas no sentido de a gente ir incluindo algumas peças para coordenar com as peças que a cliente já tem, e tirando as peças que não valorizam a sua silhueta, a sua coloração pessoal ou o seu estilo.
Nos programas de TV: A pessoa troca todo o seu guarda-roupas (porque o programa pressupõe que nada que a "cliente" tem é bacana) por R$10.000,00 em roupas e sapatos novos.



Na vida real: A cliente vai direcionar a consultora de estilo a escolher as melhores peças pra ela, de acordo com o seu gosto pessoal.
Nos programas de TV: Os consultores de estilo julgam o estilo da participante, e levam em consideração o seu gosto e estilo pessoal.



Na vida real: O consultor de estilo ajuda a cliente a conseguir uma maneira de usar a peça que a cliente goste muito, ou mostra, tecnicamente, porque aquela peça não funciona na vida e no guarda-roupas dela.
Nos programas de TV: A cliente precisa convencer os consultores a ficar com alguma peça que goste, enquanto são julgadas e criticadas pelos consultores (e por quem está em casa).



Na vida real: O processo de consultoria de estilo é baseado no autoconhecimento, e isso demanda tempo para a cliente e para o profissional, que também precisa conhecer a cliente para fazer um trabalho personalizado. A consultoria de estilo completa dura, em geral, 6 encontros, e a cliente sai pronta para colocar em prática sozinha tudo que fez junto da consultora de estilo, pro resto da vida.
Nos programas de TV: O processo é rápido, e tanto a cliente quanto os telespectadores têm aprendizados superficiais. 


Na vida real: Não existe uma "fórmula pronta". Cada cliente tem uma necessidade específica, um corpo, uma história, um estilo e desejos diferentes, e por isso, as peças e coordenações são pensadas PRA ELA!
Nos programas de TV: O conceito de "peças essenciais" ainda é muito utilizado, como se as pessoas fossem todas iguais!



Mas, afinal, o que é igual?
A consultora de estilo faz uma pesquisa nas lojas para levar a cliente naquelas que tenham peças que sejam coerentes com o estilo. Na vida real, essa pesquisa inclui também o orçamento da cliente. Quando a cliente chega na loja, já está tudo separadinho, com a vendedora! É uma delícia!



A cliente sai da consultoria de estilo com a autoestima lá em cima!! Ainda que com as mesmas roupas, ela e as outras pessoas começam a enxergar nela uma nova mulher!


Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário