Quem nunca passou por um processo de consultoria de estilo, não conhece ninguém que tenha contratado esse serviço ou não conhece nenhum personal stylist, certamente acha que o processo é igualzinho a gente vê na televisão!
Confesso que beeeem antes de pensar na possibilidade de ser consultora de estilo (ou personal stylist, como a profissão é mais conhecida), a minha referência era o programa Esquadrão da Moda, que eu adorava. Era muito bacana ver a mulher começando o processo com uma ideia equivocada do seu estilo, da imagem que passava e do seu corpo, e saindo do programa com a autoestima - e o guarda-roupas - renovados. Mas, conforme eu comecei a ler sobre a profissão (e principalmente depois do curso que fiz na Oficina de Estilo) eu percebi que na vida real o processo é BEM diferente.
Vejam as principais diferenças:
Na vida real: Em alguns casos o guarda-roupa é renovado, mas no sentido de a gente ir incluindo algumas peças para coordenar com as peças que a cliente já tem, e tirando as peças que não valorizam a sua silhueta, a sua coloração pessoal ou o seu estilo.
Nos programas de TV: A pessoa troca todo o seu guarda-roupas (porque o programa pressupõe que nada que a "cliente" tem é bacana) por R$10.000,00 em roupas e sapatos novos.
Na vida real: A cliente vai direcionar a consultora de estilo a escolher as melhores peças pra ela, de acordo com o seu gosto pessoal.
Nos programas de TV: Os consultores de estilo julgam o estilo da participante, e levam em consideração o seu gosto e estilo pessoal.
Na vida real: O consultor de estilo ajuda a cliente a conseguir uma maneira de usar a peça que a cliente goste muito, ou mostra, tecnicamente, porque aquela peça não funciona na vida e no guarda-roupas dela.
Nos programas de TV: A cliente precisa convencer os consultores a ficar com alguma peça que goste, enquanto são julgadas e criticadas pelos consultores (e por quem está em casa).
Na vida real: O processo de consultoria de estilo é baseado no autoconhecimento, e isso demanda tempo para a cliente e para o profissional, que também precisa conhecer a cliente para fazer um trabalho personalizado. A consultoria de estilo completa dura, em geral, 6 encontros, e a cliente sai pronta para colocar em prática sozinha tudo que fez junto da consultora de estilo, pro resto da vida.
Nos programas de TV: O processo é rápido, e tanto a cliente quanto os telespectadores têm aprendizados superficiais.
Na vida real: Não existe uma "fórmula pronta". Cada cliente tem uma necessidade específica, um corpo, uma história, um estilo e desejos diferentes, e por isso, as peças e coordenações são pensadas PRA ELA!
Nos programas de TV: O conceito de "peças essenciais" ainda é muito utilizado, como se as pessoas fossem todas iguais!
Mas, afinal, o que é igual?
A consultora de estilo faz uma pesquisa nas lojas para levar a cliente naquelas que tenham peças que sejam coerentes com o estilo. Na vida real, essa pesquisa inclui também o orçamento da cliente. Quando a cliente chega na loja, já está tudo separadinho, com a vendedora! É uma delícia!
A cliente sai da consultoria de estilo com a autoestima lá em cima!! Ainda que com as mesmas roupas, ela e as outras pessoas começam a enxergar nela uma nova mulher!
Imagens: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário