Respondendo de forma prática e direta, Consultoria de Estilo = Serviço prestado pelo Personal Stylist ou Consultor de Estilo!
Sim! Para muitas pessoas, essa é a primeira grande informação desse post: Consultor de Estilo é a mesma coisa que Personal Stylist!
O termo em inglês é mais conhecido que o nome em português, e algumas vezes basta eu traduzir para as pessoas saberem o que eu faço, mas apesar de ser um termo conhecido, muita gente não sabe o que é, e muito menos que não precisa ser famoso ou ter muita grana pra ter um.
Você sabia que, enquanto você conversa com alguém (seja num encontro romântico, numa entrevista de emprego, numa reunião de negócios ou num bate-papo com suas amigas), é desse jeito que as pessoas te veem?
55% da comunicação é visual, ou seja, a forma como você se apresenta naquela situação. E se essa maneira é incorreta, minha amiga, lamento te informar, mas de nada vai valer o seu currículo bacana, tudo que você ensaiou dizer na sua palestra incrível ou naquela reunião importantíssima, porque apenas 7% é destinada à atenção ao conteúdo, e 38% à forma como você diz (imposição da voz, altura, ritmo, etc). Conteúdo é MUITO importante sim, mas não é suficiente. Se você quiser ter a oportunidade de mostrar o que tem a dizer, precisa cuidar da sua aparência!
E é por isso que a consultoria de estilo é destinada a pessoas reais, que vivem uma vida real! Enquanto os artistas estão preocupados com a imagem por saberem que sua foto vai sair em jornais, revistas e sites, você deve estar preocupada com a sua imagem porque ela é 55% de quem você é numa reunião de trabalho, numa entrevista de emprego, num encontro romântico, e até na fila da padaria!
Sabe o que acontece quando você escolhe a roupa errada? As pessoas têm uma imagem errada de quem você é!
Além de consultora de estilo eu sou psicóloga e trabalhei por 9 anos em Recursos Humanos. Perdi as contas de quantas pessoas eu entrevistei e que são MUITO diferentes de quem elas querem parecer ser. Não é raro a gente ver por aí “dicas sobre o que vestir numa entrevista de emprego”, mas esses 9 anos me mostraram que o maior erro que as pessoas cometem ao seguir essas dicas é não considerar quem elas são. E acredite, um bom profissional de RH sabe que tem “alguma coisa errada” no discurso de quem diz que é uma coisa e parece outra. Ninguém vai convencer um bom profissional de RH que é criativo e pensa-fora-da-caixa vestindo um combo tailleur de risca de giz com camisa branca e scarpin preto para uma vaga de designer gráfico numa agência de publicidade, porque pessoas dessa área e com essa característica (que é muito mais que perfil profissional, e sim um traço de personalidade) não se enxergam dentro dessa roupa. Entende?
Quando você vai a uma entrevista de emprego, você deve considerar:
* O ramo de atuação da empresa
* O cargo que você vai ocupar
* Se a empresa tem um dress code definido, e qual é
* O seu estilo pessoal
Se você é super moderninha e a empresa que você almeja trabalhar é super careta e tradicional (considerando que você quer MESMO trabalhar numa empresa tão diferente de você), o trabalho do consultor de estilo é te mostrar como você vai inserir o seu estilo no seu modo de vestir sem comprometer a sua imagem profissional e sem transgredir o dress code da empresa. Se você não abre mão de estar sexy dia e noite, independente do lugar que está, mas sabe que no ambiente de trabalho você precisa estar “sexy-sem-ser-vulgar”, este profissional vai te mostrar como incluir pitadas de sensualidade no seu dia-a-dia. Se você é super criativa mas na sua empresa as pessoas usam uniforme, você vai precisar entender que acessórios serão os seus melhores amigos.
A metodologia que eu aprendi no curso da Oficina de Estilo é baseada no autoconhecimento. A primeira etapa da consultoria de estilo é investigativa, e é um mergulho na personalidade da cliente, para a gente desvendar o estilo dela. O que essa cliente gosta? O que faz o olho dela brilhar?
Pode acontecer de a cliente adorar cores vibrantes, brilhos, plumas e paetês… e “na vida real” dela, ela ter 3 filhos, não ter carro, morar longe do trabalho e trabalhar em uma empresa super formal. E aí? Como é que essa cliente fica?
Para isso, a gente faz um estudo da rotina da cliente, pra saber como e onde inserir os elementos que fazem ela gostar da imagem que vê no espelho. Assim:
Anota aí essa dica, porque é em cima desse gráfico que deve estar baseado o seu guarda-roupas: Se durante a maior parte (mais de 50%) da semana a cliente está no trabalho, mais de 50% do seu guarda-roupas deve ser de roupas de trabalho. Se ela só tem 4h de lazer noturno por semana, ela não precisa de tantas roupas de balada, e por aí vai…
Considerando a cliente do exemplo, a gente usaria os brilhos, plumas e paetês nessas 4h de lazer noturno, e incluiria acessórios e roupas com detalhes mais glamourosos na sua rotina, dentro do que for possível usar no seu ambiente de trabalho. Não dá pra usar um vestido de penas, mas pode usar uma blusa com manga de paetês, porque o terninho esconde, e ela pode tirar na hora do almoço. Ela não pode usar uma saia de paetês, mas pode usar um maxi brinco com pedras coloridas, ou batom vermelho, ou sapato de oncinha, ou uma bolsa de verniz, ou um maxi colar… são muitas as opções, e o serviço da consultoria de estilo é te ajudar a escolher o que melhor representa quem você é e a forma como quer que as pessoas te vejam!
Essa primeira etapa também conta com um estudo muito profundo da sua silhueta, considerando o que você mais gosta e o que você menos gosta no seu corpo – trabalhar com proporções faz MUITA diferença na imagem!! – e a sua coloração pessoal. Essas análises são feitas através de metodologia específica, e são etapas importantíssimas. Sabe porque?
* Quando você chama a atenção para o que você mais gosta no seu corpo e desvia a atenção do que você menos gosta, as pessoas te veem com a silhueta mais equilibrada, de acordo com o que você acha mais bonito em você. Se você gosta do seu bumbum avantajado e não gosta da sua barriguinha saliente, usar cores mais claras na área do bumbum, e cores mais escuras na altura da cintura pode ajudar. A consultora de estilo é treinada para te mostrar que cores, texturas, tecidos, modelos de roupa, melhor caimento e formas são as ideais para cada objetivo. Assim, você vai se ver mais bonita!
* Cor é a primeira coisa que as pessoas percebem num look. Ninguém vai falar de você como “a menina que estava com uma camisa de manga comprida com botões na vertical e calça cigarrete”, mas sim como “a menina com uma camisa amarela e calça azul caneta”. Usar a cor – e a combinação de cores – que te favorece é o que realmente vai fazer a diferença no seu look e na sua imagem. Quando a gente faz a análise de coloração pessoal, a gente descobre que cor que você vai usar que vai te ajudar a economizar os 40 minutos que você acorda mais cedo só pra disfarçar a sua olheira e a cara de cansada (ou aquela espinha enorme!) e que cor que vai valorizar o seu sorriso, o azul dos seus olhos, o seu bronzeado, etc. É uma delícia e é um serviço que dá pra fazer separadamente com um consultor de estilo especializado!
A segunda etapa é tirar do seu guarda-roupas tudo que não cabe mais e está ali só ocupando espaço. E ao contrário do que alguns programas de TV mostram, nada é jogado fora porque é “feio” ou “está fora da moda”. Anota aí outra dica: Tudo que vai ficar precisa combinar com pelo menos mais 5 peças diferentes (cores e modelos, pra usar em situações e climas diferentes) e tudo que vai sair é conversado e testado antes. O grande desafio que a consultora de estilo tem nesse momento é montar looks com peças que você gosta e não sabe usar, ou com aquela peça que você ganhou e não pode dar. Tenta você também! E se não conseguir um resultado bacana, ela vai ser doada ou colocada numa caixa / gaveta / cantinho pra não atrapalhar visualmente quando você abrir o guarda-roupas atrás de algo pra vestir.
A terceira etapa é a etapa de shopping. Munida com uma listinha de coisas que a cliente precisa, a consultora de estilo vai no shopping, visita um monte de lojas que tem a cara da cliente, que vende peças dentro do orçamento da cliente, e separa tudo que a cliente vai experimentar quando chegar. Muito mais que comprar, a cliente aprende a experimentar roupas. A gente vê o toque, o caimento, o acabamento, calcula o custo benefício da peça (vou explicar em outro post!), e isso tudo garante que a cliente vai levar pra casa alguma coisa que vai acrescentar, que vai fazer a diferença no seu guarda-roupas e na sua vida! Essa etapa é conhecida também como “Personal Shopper” e também pode ser contratada separadamente.
A quarta etapa é a montagem de looks, juntando as peças que a cliente já tinha com as peças que ela comprou no dia de Personal Shopper. A gente faz a fórmula 5×1 funcionar (cada peça combinando com outras 5), mostrando novas possibilidades para a cliente, que começa a olhar para o seu guarda-roupas com outros olhos.
No final, a cliente recebe um lookbook, que vai funcionar como um guia de cores e estilo, com a foto e a explicação de cada look, para que ela repita o que aprendeu para o resto da vida, sozinha!
Geralmente esse processo todo leva de 4 a 6 semanas, com um encontro semanal. Para quem quer fazer com um profissional de outro estado, alguns consultores de estilo fazem o serviço via skype, email e whatsapp, com o valor ainda menor. E por falar em valor, cada consultora define o seu, o que pode fazer com que varie bastante. O que eu posso dizer é que é um serviço para todo mundo, e para todos os bolsos, e além de pesquisar o melhor preço, você deve buscar referências do profissional que vai te ajudar a definir melhor a sua imagem e estilo.
Eu atuo no RJ e também atendo online, e estou no diretório de consultoras indicadas da Oficina de Estilo (Vestindo Autoestima / Priscila Citera), onde tem muitas outras, para consultar, seguir, e contratar!
Quem quiser maiores informações (e dicas!), pode me seguir no Facebook, Instagram, Pinterest, ou ler mais sobre as etapas no meu site.
Invista em você!
* Post originalmente escrito para o blog Devaneios de uma Camaleoa, em 05/01/2015.
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