segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como analisar a modelagem da roupa

Uma das coisas que a cliente da consultoria de estilo aprende na etapa de shopping (quando não necessariamente tem compras!!) é à analisar a modelagem das roupas.
Uma boa modelagem e um bom caimento fazem diferença na roupa (e consequentemente, na sua imagem e na sua silhueta), e quando percebemos o poder desses "detalhes" a gente percebe que não está pagando tão "caro" numa peça "igual" às que têm em lojas de departamento, porque em geral (não é uma regra!!) as marcas se preocupam mais com isso. 

Mas afinal, o que é uma boa modelagem?
Boa modelagem = quando a roupa está bem ajustada no seu corpo, quando ela está do tamanho certo, sem sobra desnecessária de tecidos, com um bom caimento.

O que a gente precisa observar?
1) Ombros
Repare se a blusa, blazer ou camisa que vai comprar deixa o seu ombro no lugar. A costura da peça deve estar exatamente onde seu ombro termina.


Vejam nesse exemplo como a costura está fora do lugar O ombro dela acaba na seta, e a costura está no braço. A impressão que dá é que a pessoa tem os ombros caídos, sabe?


2) Mangas compridas
As camisas e blusas de mangas compridas não devem ser nem curtas e nem compridas demais. O tamanho ideal é quando deixa o seu ossinho de fora quando você estica o braço, e para antes de começar a mão, quando você estiver com o braço relaxado, pra baixo. Assim:


Se a peça for bacana, vale a pena ajustar para o seu tamanho, pois mangas compridas demais passam um ar de desleixo, enquanto peças mais curtas (se não for do modelo), ficam parecendo que você comprou num tamanho menor.
Ó um exemplo de manga comprida demais:



3) Largura das blusas e camisas
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, usar uma peça de tamanho maior não vai fazer você parecer mais magra, e nem disfarçar as gordurinhas indesejáveis, porque essas peças criam ainda mais volume, te deixando "maior"!
O ideal é que a peça fique ajustada (que é diferente de justa!!) ao seu corpo, caindo na lateral do seu corpo de forma acinturada. Se sobrar muito tecido, você vai ficar com uma silhueta quadrada! 


Veja que no exemplo aqui embaixo, a blusa aumenta a silhueta, criando volume na região da barriga e cintura.


4) Calças
A gente precisa prestar atenção em basicamente 2 coisas:
4.1 - Costura
Se a costura entortar no final da perna, isso é defeito! A costura precisa ser reta, na lateral da perna, acompanhando a perna, independente do modelo! Não pode passar pra frente e nem pra trás!


Nesse exemplo aqui embaixo (clica na foto pra ver maior), a costura passa para a parte da frente no final da perna, ó:


4.2) Sobras de tecidos
Mesmo quando o modelo é larguinho, pode acontecer de ter sobras de tecido que não deveriam ter, o que é consequência da modelagem ruim. Excesso de tecido e dobrinhas na virilha e embaixo do bumbum deixa o look deselegante. Repito: Uma calça pantalona, por exemplo, é larga. Mas, se a modelagem estiver certinha, o caimento vai ser perfeito, sem sobras!


Nesse exemplo a gente vê que a calça fica repuxando, sabe? Não pode!


Isso tudo deve ser levado em consideração na hora de ver o custo x benefício da peça. Não vale pagar muito por uma peça com qualidade ruim! Fiquem de olho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário