No ano passado eu dei uma palestra no SINAEST (Simpósio Nacional de Estilo) sobre como equilibrar as proporções da silhueta, de acordo com o que você mais gosta e menos gosta no seu corpo. A Oficina de Estilo, onde me formei consultora de estilo, denominou esse método como "teoria Robin Hood", porque a gente aprende a fazer, em frente ao espelho, exatamente o que ele fazia: Tirava de quem tem muito, pra dar pra quem tem pouco! Assim:
A gente não trabalha com tipos de corpo (pera, ampulheta, redondo, quadrado, triângulo invertido, etc) justamente porque a gente sabe que as pessoas são diferentes, e enquanto uma mulher AMA o seu quadril largo, a outra ODEIA. E alguém com barriguinha saliente pode muito bem se incomodar mais com o peitão que com a barriguinha. Então, a única regra que a gente obedece é realçar o que você gosta mais e disfarçar o que você gosta menos.
Considerando que as nossas roupas podem ser coloridas ou neutras, lisas ou estampadas, mais sequinha ou com mais volume, ter texturas ou mais lisinhas e sem muitos detalhes, a gente vai escolher dentre todas as opções de roupas que temos para chamar mais ou menos atenção para as partes do corpo que a roupa cobre!
Exemplo: Se você não gosta muito do seu quadril largo, por exemplo, você consegue "diminuir visualmente" com tecidos de textura lisa, estampas pequenininhas, cores mais suaves, neutras ou opacas, e optando por saias, calças e bermudas sem muitos detalhes. Para equilibrar com a parte de cima mais sequinha, você pode optar por blusas com mais volume na modelagem, com aplicação de detalhes, mangas bufantes, blusas com textura ou cores mais vibrantes, para atrair o olhar pra essa parte do corpo, desviando da parte do corpo que você gosta menos!
Outra forma de equilibrar as proporções é brincar com as estampas. Estampas pequenininhas retraem visualmente - "diminuindo" a silhueta, enquanto as grandes avançam, e consequentemente, aumentam a silhueta.
Anota aí:
O que retrai visualmente (chamando menos atenção):
- Cores escuras, neutras ou opacas
- Superfícies lisas, sem texturas
- Estampas sem muito contraste entre as cores
- Estampas pequenas e/ou pouco espaçadas
- Pouca informação visual, peças sem muitos detalhes
O que avança visualmente (chamando mais atenção):
- Cores coloridas, claras, vivas e intensas
- Brilhos
- Texturas (pêlos, bordados, aplicações, etc)
- Estampas de cores contrastantes
- Estampas grandes
- Muita informação visual (botões, amarrações, pregas, etc)
Você pode aplicar essas regrinhas onde quiser avançar ou retrair, e essa fórmula vai te deixar mais bonita na frente do espelho e vai dar um UP na sua autoestima!
Excelente post! :)
ResponderExcluirQue bom que gostou, Bruna!
ExcluirBeijo :)