quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Como equilibrar as proporções da silhueta

No ano passado eu dei uma palestra no SINAEST (Simpósio Nacional de Estilo) sobre como equilibrar as proporções da silhueta, de acordo com o que você mais gosta e menos gosta no seu corpo. A Oficina de Estilo, onde me formei consultora de estilo, denominou esse método como "teoria Robin Hood", porque a gente aprende a fazer, em frente ao espelho, exatamente o que ele fazia: Tirava de quem tem muito, pra dar pra quem tem pouco! Assim:

A gente não trabalha com tipos de corpo (pera, ampulheta, redondo, quadrado, triângulo invertido, etc) justamente porque a gente sabe que as pessoas são diferentes, e enquanto uma mulher AMA o seu quadril largo, a outra ODEIA. E alguém com barriguinha saliente pode muito bem se incomodar mais com o peitão que com a barriguinha. Então, a única regra que a gente obedece é realçar o que você gosta mais e disfarçar o que você gosta menos.

Considerando que as nossas roupas podem ser coloridas ou neutras, lisas ou estampadas, mais sequinha ou com mais volume, ter texturas ou mais lisinhas e sem muitos detalhes, a gente vai escolher dentre todas as opções de roupas que temos para chamar mais ou menos atenção para as partes do corpo que a roupa cobre!

Exemplo: Se você não gosta muito do seu quadril largo, por exemplo, você consegue "diminuir visualmente" com tecidos de textura lisa, estampas pequenininhas, cores mais suaves, neutras ou opacas, e optando por saias, calças e bermudas sem muitos detalhes. Para equilibrar com a parte de cima mais sequinha, você pode optar por blusas com mais volume na modelagem, com aplicação de detalhes, mangas bufantes, blusas com textura ou cores mais vibrantes, para atrair o olhar pra essa parte do corpo, desviando da parte do corpo que você gosta menos!


Outra forma de equilibrar as proporções é brincar com as estampas. Estampas pequenininhas retraem visualmente - "diminuindo" a silhueta, enquanto as grandes avançam, e consequentemente, aumentam a silhueta.


Anota aí:
O que retrai visualmente (chamando menos atenção):
  • Cores escuras, neutras ou opacas
  • Superfícies lisas, sem texturas
  • Estampas sem muito contraste entre as cores
  • Estampas pequenas e/ou pouco espaçadas
  • Pouca informação visual, peças sem muitos detalhes
O que avança visualmente (chamando mais atenção):
  • Cores coloridas, claras, vivas e intensas
  • Brilhos
  • Texturas (pêlos, bordados, aplicações, etc)
  • Estampas de cores contrastantes
  • Estampas grandes
  • Muita informação visual (botões, amarrações, pregas, etc)

Você pode aplicar essas regrinhas onde quiser avançar ou retrair, e essa fórmula vai te deixar mais bonita na frente do espelho e vai dar um UP na sua autoestima! 


2 comentários: