quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como disfarçar todos os seus defeitinhos


Antes de dar as dicas que te interessam, preciso confessar que esse título foi só para chamar a sua atenção. Como consultora de estilo com foco em autoestima, eu não uso a palavra “defeito”, e gostaria muito que você também abolisse essa palavra do seu vocabulário.
É certo que algumas partes do nosso corpo a gente não gosta muito, e que a gente até gostaria que fosse diferente. Pode ser o cabelo, o nariz, o ombro largo ou estreito demais, os seios pequenos ou grandes demais, o braço gordinho, a falta de cintura ou o excesso de barriguinha, o quadril muito grande ou a falta de curvas, o bumbum avantajado ou não ter bumbum, as coxas grossas ou a perna fina… ninguém nunca está totalmente satisfeito, né? Enquanto você perde horas do dia alisando o cabelo, a sua amiga ama os seus cachos. Tem gente que adora acentuar as curvas, e tem quem faça de tudo para disfarçá-las.
Por isso mesmo, a metodologia que eu uso com as minhas clientes na consultoria de estilo não leva em consideração o tipo de corpo dela. Pouco importa se o tipo de corpo dela é pera, triângulo invertido ou oval, e sim o que ela gosta e o que ela vê como “defeito”. E aí a gente faz assim: evidencia o que ela gosta, e tira a atenção do que ela não gosta tanto assim. Vou te ensinar:
Quando você coloca um batom vermelho automaticamente chama a atenção para a sua boca. Quem gosta dos olhos, vai caprichar um pouco mais no rímel e sombra e colocar um batom mais clarinho pra tirar a atenção da boca e destacar o olhar. Também é assim com as roupas e as partes do corpo que você gosta mais e não gosta tanto assim. Se você não quer chamar a atenção para a sua barriguinha, o ideal é que não exista uma quebra de cores na cintura (cores muito diferentes entre a calça e a blusa, por exemplo), e você deve evitar usar itens chamativos, como cintos com fivela grande ou coloridos, porque isso vai puxar o olhar para essa parte do corpo.
Para saber o que usar e como usar, antes você precisa reconhecer que tem um monte de coisas que você gosta e focar nelas ao invés de focar no que não gosta. Vá pra frente do espelho e se olhe com cuidado, nua ou de lingerie, e avalie com carinho parte por parte do seu corpo. Anote num papel tudo que você gosta e o que você mudaria se pudesse.
Anote essas regrinhas gerais, que vão facilitar a sua vida:

O QUE RETRAI VISUALMENTE (CHAMANDO MENOS ATENÇÃO):

  • Cores escuras, neutras ou opacas
  • Superfícies lisas, sem texturas
  • Estampas sem muito contraste entre as cores
  • Estampas pequenas e/ou pouco espaçadas
  • Pouca informação visual, peças sem muitos detalhes

O QUE AVANÇA VISUALMENTE (CHAMANDO MAIS ATENÇÃO):

  • Cores, claras, vivas e intensas
  • Brilhos
  • Texturas (pêlos, bordados, aplicações, etc)
  • Estampas de cores contrastantes
  • Estampas grandes
  • Muita informação visual (botões, amarrações, pregas, etc)
Considerando que as nossas roupas podem ser coloridas ou neutras, lisas ou estampadas, mais sequinhas ou com mais volume, ter texturas ou serem mais lisinhas e sem muitos detalhes, a gente vai escolher dentre todas as opções de roupas que temos para chamar mais ou menos atenção para as partes do corpo que a roupa cobre!
Exemplo: se você não gosta muito do seu quadril largo, você consegue “diminuir visualmente” com tecidos de textura lisa, estampas pequenininhas, cores mais suaves, neutras ou opacas, e optando por saias, calças e bermudas sem muitos detalhes. Para equilibrar com a parte de cima mais sequinha, você pode optar por blusas com mais volume na modelagem, com aplicação de detalhes, mangas bufantes, blusas com textura ou cores mais vibrantes, para atrair o olhar pra essa parte do corpo, desviando da parte do corpo que você gosta menos! Assim:

saia lápis
 Outra forma de equilibrar as proporções é brincar com as estampas. Estampas pequenininhas retraem visualmente, “diminuindo” a silhueta, enquanto as grandes avançam e, consequentemente, aumentam a silhueta.

estampas

Nessa foto, estamos equilibrando a silhueta assim: estampa mais juntinha pra ter sensação de seios/tronco menores, estampa mais espaçada pra botar atenção onde é menor (quadril) e assim equilibrar a silhueta!
Você pode aplicar essas regrinhas onde quiser avançar ou retrair visualmente, e essa fórmula vai te deixar mais bonita na frente do espelho e vai dar um UP na sua autoestima! Acredite!

Texto meu, originalmente postado ontem no Superela! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário