segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O que usar na festa de final de ano da empresa

O fim do ano chegou e com ele… as festinhas e confraternizações! Independente do seu cargo ou de quanto tempo você tem de empresa, os cuidados precisam ser os mesmos, afinal, é um evento organizacional. Por mais que você tenha o impulso de se vestir “pra matar” por ser uma festa, é preciso lembrar-se de manter a sua imagem profissional. O seu chefe e os seus colegas de trabalho estarão lá, e o ideal é que você consiga encará-los pelo próximo ano inteiro sem sentir vergonha do que fez.
Vamos às dicas:
  • Considere o local e o horário do evento. Vai ser na própria empresa ou num local alugado especialmente pra isso? Vai ser um almoço num sítio com piscina ou um happy hour num barzinho depois do expediente? Vai trabalhar pela manhã e ir pra confraternização à tarde, ou vai ser um dia de folga? Isso vai definir o tipo de roupa que vai usar.
  • Como é um evento mais descontraído, que tal pensar nas roupas que você usa no casual day (ou que seria adequado usar, caso a sua empresa não tenha)?
  • Se a empresa for muito formal e a confraternização for na empresa durante o horário de expediente, você pode ousar um pouco mais nas cores e nos acessórios, mas deve usar o mesmo que usa nos outros dias.
  • Se o local tiver piscina, pode usar biquíni, mas evite os modelos muito pequenos. Maiôs também são super elegantes!
  • Se você for nova na empresa, pergunte às pessoas que já trabalham na empresa a mais tempo como costumam ser essas festas e como as pessoas vão vestidas.
  • Tudo o que exale sensualidade em excesso – shorts curtos demais, transparência, vestidos curtos e/ou justos, decotes  – deve ser deixado para uma balada normal, não para a festa da empresa. Quer usar short? Opte por modelos de alfaiataria!
  • Dá para você colocar um brilho a mais, usar um esmalte / batom / maquiagem diferente, mas sem exageros.
  • Se você sempre usa calça, vale usar uma saia para parecer diferente. Usa sempre cores neutras? Vale usar uma cor mais colorida.
  • Outra misturinha boa é usar uma peça mais arrumadinha com uma mais casual. Saia lápis + camiseta de malha é bem legal!
bermuda festa de final de ano da empresa

calça festa de final de ano da empresa
saia lápis festa de final de ano da empresa
short festa de final de ano da empresa
Como eu trabalhei 10 anos em Recursos Humanos, vou dar algumas dicas de comportamento:
  • A festa de confraternização serve para… confraternizar Hahaha. É um momento para comemorar os resultados do ano e conhecer um pouco mais as pessoas que estiveram junto com você durante o ano, mas a correria do dia-a-dia não permite contatos fora do horário de trabalho. Tente não falar mal de colegas de trabalho e nem falar coisas da sua vida pessoal que te façam se arrepender depois.
  • Se a empresa comprou bebida alcoólica, você pode beber. Mas evite beber demais.
  • Tudo bem dançar um pouco, afinal, é uma festa e tem música… mas cuidado com as coreografias ousadas demais! Algumas danças podem render fotos em poses que serão motivos de comentários nada profissionais.
  • Por mais que seu chefe seja bacana, não o trate como os amigos que você tem fora da empresa… a não ser que sejam amigos e se tratem assim durante o expediente também.
  • Em época de redes sociais, evite postar fotos comprometedoras dos seus colegas de trabalho. Se for compartilhar foto da decoração, da comida, do local, da banda contratada ou de qualquer outra coisa referente à festa, evite críticas.
  • Se for participar do amigo oculto, procure dar o que a pessoa pediu (ou algo no valor estipulado) e ainda que não ganhe alguma coisa legal… tente não reclamar!
Lembre-se: a festa de final de ano da empresa dura apenas algumas horas, mas a sua reputação é pra sempre! Não destrua em minutos a imagem que você demorou tanto para construir! Você deve se divertir, mas sem esquecer de um princípio básico do dress code corporativo: “Sempre que a gente está em um lugar onde há pessoas que podem nos demitir ou promover, precisamos de cuidado com a postura ou com o traje, que é um importante fator de comunicação”, afirma a consultora de etiqueta Romaly de Carvalho.
Boa festa!
Texto meu, publicado aqui, no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário