quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A moda não tem idade

moda não tem idade
É fato que a maioria das leitoras do Superela é de meninas mais jovens, mas esse texto é especialmente para quem, assim como eu, já não é tão novinha assim! Mas se você ainda não chegou aos 30 (ou aos 20), leia e mostre pra sua mãe ou irmã mais velha e ajude ela a se libertar de alguns preconceitos, porque moda não têm idade!
Também é um fato que o nosso estilo muda com o passar do tempo, mas não é só porque você já passou dos 40 que não pode usar mini saia, ou decote, ou transparência, ou camiseta de banda de rock, ou rosa, ou vestido rodado… caramba! As possibilidades são infinitas, porque infelizmente a gente costuma rotular tudo, e algumas peças são chamadas de “roupas de jovens”, apesar de serem apenas roupas. Eu lembro que quando tinha 15 anos eu achava as minhas primas de 30 anos super velhas. Hoje, com quase 35 anos, eu não consigo achar a minha tia de 60 anos velha, e muito menos que ela seja velha para usar bermuda acima do joelho, mas ela se acha.
O preconceito não acontece só com quem já passou dos 50. Eu tenho amigas da minha idade que já tem filhos, e acabam ouvindo uma gracinha ou outra quando usam uma roupa diferente do que as pessoas imaginam que seja “roupa de mãe”. Mas afinal, o que é roupa de mãe? Existe roupa de mãe? Antes dos anos 60 não existia essa diferenciação e quantidade de opções que existe hoje. Meninas de 15 anos se vestiam praticamente como suas mães e avós!
A minha inspiração é a Julia Petit, que tem 43 anos e usa comprimentos curtíssimos, decotes, cores coloridas e transparências e em alguns momentos se veste de forma tão jovial quanto sua filha Nina, de 20 anos.
julia petit1 julia petit2 julia petit3
Ok, mas você deve estar pensando que “pra ela é fácil, porque ela trabalha com moda e tem um corpo lindo” (e esse cabelo???) e que para mulheres com outra rotina e outro corpo talvez seja impossível, mas não é. É um pouco diferente sim, mas é tão possível quanto, porque a moda hoje está muito mais democrática e acessível.
Não tem muito tempo que as lojas de peças plus size só vendiam peças mais caretas e hoje já oferecem mais opções de cores, modelagens e estilos, porque entenderam que não é porque a mulher está acima do peso que não pode usar o que está na moda. Da mesma forma, não é preciso ter lojas especializadas em roupas para quem está acima dos 30, outra pra quem está acima dos 40, e outra pra quem já passou dos 50…
Para estar jovem basta você usar cores coloridas ao invés das neutras, jeans (que deixam os looks mais informais), camisetas de malha, estampas, peças que estão na moda (que atualizam o look) e comprimentos acima do joelho. Além disso, a forma como você coordena as peças também vai fazer você parecer mais jovem ou mais velha, então misture peças de materiais diferentes como calça jeans com blusa de seda, ou calça de linho com camiseta de algodão, por exemplo.
Nós somos mulheres. Independente da idade, a gente gosta de olhar no espelho e se sentir confortável com o que vê. E se o que te deixa confortável é diferente do que as outras mulheres da sua idade usam, qual o problema nisso? Qual o problema da Betty Faria usar biquíni aos 72 anos? Da Dira Paes usar decote aos 46? Da Letícia Sabatella usar cores vivas aos 40? Da Giovanna Antonelli usar roupas curtas aos 39? Da Ivete Sangalo usar roupas justas aos 44?
Se você gosta de moda e nunca parou pra pensar em como vai ser quando você tiver a minha idade (ou mais), espero que esse texto tenha servido pra isso, e também para que você olhe com mais empatia e menos julgamento para as mulheres mais velhas que você e que se vestem de forma diferente do que você acha que seria o certo pra idade dela.
E não se preocupe, porque dá para seguir seu estilo e a moda em todas as idades, tá? ♥
Texto meu, postado aqui no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário