quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Liquidação, o que podemos aprender nessa época?

Passados o Natal e o Ano Novo, começa a época de as lojas venderem as peças por um preço menor que na época da Black Friday, entramos no momento da liquidação. E é comum que mesmo que você tenha comprado várias coisas em Dezembro, e não precise comprar mais nada, você acabe comprando alguma coisa só porque está barato. Mas, essa lição vai ficar para outro texto…

Como eu visto PP na parte de cima e 34/36 na parte de baixo, eu tenho alguma dificuldade em encontrar roupas. Aliás, isso também acontece com sapatos, já que calço 33 e a maioria das lojas vende a partir do 34 ou recebem apenas UM par do tamanho 33… #chatiada
Então, eu acabo virando refém de algumas lojas que vendem peças do meu estilo e tem o meu tamanho, mas infelizmente a maioria delas não vende para o meu bolso hahahaha

liquidacao,compras,economizar

Uma das lojas que eu AMO e que a maioria de vocês não deve conhecer porque é uma marca muito forte aqui no Rio é a Farm e as peças são bem caras para a minha realidade. Então, eu só compro no preço real se eu achar que o valor é justo, e se a peça realmente for fazer a diferença na minha vida e no meu guarda-roupas. Na grande maioria do tempo eu compro no bazar que a loja faz sempre ou no site Off Premium, que vende peças do grupo de lojas, com descontos.
Mas, o que isso tem a ver com a época de liquidação? Essa loja é conhecida pelas estampas.

Quem usa a marca sabe que você está usando uma peça de lá, e se a peça é nova ou velha, dependendo da estampa. Mas, como nunca compro nada pelo status (ou para estar na moda), nunca me importei de usar peças de coleções passadas, e então eu comecei a comprar só peças de coleções anteriores, porque elas já estavam custando menos da metade do preço (!!!!). É basicamente o que acontece com peças de inverno no verão, sabe? Se você compra um casaco no inverno, você paga um preço… Mas, se você compra o mesmo casaco no verão, paga bem mais barato por ele.
E daí que mesmo eu pagando menos da metade do valor na peça, a loja continua tendo lucros. E eu me pergunto por que eu deveria alimentar essa indústria, incentivando os preços muitas vezes abusivos, se eu posso ter a mesma peça por um valor bem menor daqui a 2 ou 3 meses. Conhecem lei da oferta e da procura? Pois é! Se eles vendem a peça a R$300 é porque sabem que tem quem pague. Se a peça “encalhar”, eles oferecem a um preço menor.

É clarooooo que tem quem goste de andar na moda, e que vai comprar assim que a loja lançar o produto, e isso é uma questão de prioridade. A minha prioridade é manter a minha vida financeira em dia, e só comprar no impulso o que eu responder “Sim” ao me perguntar se eu PRECISO, se VALE A PENA, e se eu NÃO POSSO DEIXAR DE COMPRAR. E não vale eu me enganar, porque quem vai pagar essa conta sou eu.

Texto meu, publicado originalmente aqui, no Eu Capricho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário