segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Por que você deveria ter uma pastinha de referências de moda

referencias
Muuuuuuito antes de pensar em trabalhar com moda, quando eu comprava revistas de adolescente, eu recortava as fotos que faziam meu olho brilhar e colava num caderninho. Depois veio a internet (sim, eu sou de antes da Internet hahaha) e eu acompanhava os blogs e sites de street style e moda, e salvava as imagens que eu mais gostava numa pastinha na área de trabalho. Agora tem o Pinterest, e eu tenho a minha pastinha lá também (clique aqui pra me seguir)!
Uma cliente da minha me confidenciou esses dias que ao ouvir a irmã dizer que se inspirava no Pinterest para se vestir, resolveu tentar também. E se você ainda não tentou, deveria. E se você não quiser tentar no Pinterest, faça como eu fazia antes de essa ferramenta existir, salvando no computador mesmo. O importante é o exercício!
pinterest
Escolher as imagens é um exercício maravilhoso de autoconhecimento. Depois que você tem um monte de imagens lá e volta pra ver, pode perceber que várias referências se repetem. Na minha pastinha por exemplo, tem várias imagens com mix de estampas, camiseta de malha, sandália rasteirinha, botinhas, spikes, laços, saias mídi e/ou vestidinhos rodados. Essas escolhas falam muito sobre mim e do que eu gosto!!
A minha pastinha de estilo é mais global, porque eu costumo me vestir da mesma forma na maioria das situações (porque meu estilo, meu trabalho e minha rotina permitem) mas você pode separar em categorias, se for mais fácil e fizer mais sentido pra você. Você pode ter uma pastinha com referências de trabalho, de lazer e de balada, por exemplo.
Talvez você perceba que usa estilos completamente diferentes para trabalhar e para o lazer, ou que você pode misturar as peças que usa no trabalho com as peças que usa para passear (como a calça de linho com a camiseta de malha, ou a calça jeans com o blazer) e otimizar o uso delas, ou que não usa os seus sapatos de salto porque o que realmente faz o seu olho brilhar são as sandálias rasteirinhas e os modelos mais flat.
Você pode entender quais as cores que mais gosta, o seu estilo, as suas preferências, e isso pode te ajudar na hora das compras, porque você vai começar a buscar coisas que você já sabe que gosta, e vai ser mais fácil resistir à tentação de comprar só porque está baratinho ou na moda.
Você também pode salvar imagens para você usar em situações futuras: Inspirações para o dia que você casar, para quando emagrecer / engordar / ficar sarada, para quando for promovida, para quando ficar grávida, etc. O importante é que você realmente se questione se usaria aquela roupa e só salve coisas que a resposta seja SIM, e não apenas coisas que ache bonita. Eu seeeeei que é difícil não sair salvando tudo que vê pela frente, porque você vai ver um monte de coisas lindas, mas é realmente necessário! Se não conseguir na primeira vez, vá revendo as imagens salvas e depois exclua o que você acha bonito nos outros mas não é pra você (ou que não caiba na sua rotina), até você ficar apenas com imagens que falem de quem você é, ou de como gostaria de ser!
Experimente!
Texto meu, publicado originalmente aqui, no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário