quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

8 perguntas que você deve fazer antes de uma compra

se-a-respossta-for-sim-compre
Você está no provador experimentando uma peça de roupa, e é provável que se faça duas perguntas antes de decidir comprar ou não: “Fiquei bonita com ela?” e “Posso pagar por ela?”. Mas a verdade é que você deveria fazer algumas outras perguntas antes de ir em direção ao caixa e sacar o cartão. Se a resposta for SIM, é uma boa compra!!

1. ELA COMBINA COM TUDO?

Já falei nesse texto aqui que a ideia é que cada peça combine com pelo menos outras 5 que você já tem, mas é sempre bom te fazer relembrar dessa fórmula!

2. É UMA PEÇA VERSÁTIL?

Você vai poder usar para passear e para trabalhar? Consegue usar nos dias frios e nos dias mais quentes? Pode usar dos dois lados? Do jeito que for… se você gostou e ela ainda for versátil, vale a compra!

3. VALE O CUSTO X BENEFÍCIO?

Tá em promoção, cabe no seu orçamento, tá na moda e te deixou linda. Pode ser melhor? Pode! Uma peça barata que você só vai usar uma vez ou que vai encher de bolinhas ou esgarçar na segunda lavagem torna-se cara e não vale a pena. Então, o ideal é saber calcular o custo x benefício das peças. Te ensino aqui.
PARTICIPE: Preciso de algumas dicas…
PARTICIPE: Noivado da mamãe, o que vestir?

4. VOCÊ PRECISA DESSA PEÇA PARA UM EVENTO ESPECÍFICO?

Você tem um casamento / festa / formatura / entrevista / encontro e realmente precisa de uma peça para usar nesse dia importante? Alugar não é uma possibilidade (qualquer que seja o motivo)? Você não tem nenhuma peça no guarda-roupas que possa usar? Então, você realmente precisa dela.

5. VOCÊ PRECISA DESSA PEÇA PARA A VIDA TODA?

Você precisa substituir aquela peça igual que já não está tão legal? Essa peça vai fazer a diferença no seu guarda-roupas, te ajudando a multiplicar as suas possibilidades? Ela vai te ajudar a usar aquelas peças que você não usa mais porque não combinam com mais nada? Então, é uma boa compra!!

6. ESSA PEÇA É O SEU OBJETO DE DESEJO?

Você sempre sonhou em ter um modelo E-X-A-T-A-M-E-N-T-E assim? Se a peça te deixa linda, cabe no seu orçamento, vale o custo x benefício, e vai coordenar com o que você já tem no guarda-roupas, compre!! Lembre-se: A peça ser o seu objeto de desejo não é motivo suficiente para comprar, ou será uma compra por impulso, e essa é uma das resoluções pra 2016, né?

7. ELA CABE NO SEU CORPO E NA SUA ROTINA ATUAL?

Não é uma boa ideia comprar uma peça que só vai caber em você se você começar uma dieta e perder os quilos que precisa para caber na peça. Também não vale comprar uma peça que você só vai usar se as suas amigas voltarem a te chamar pra sair, ou se você conhecer amigos novos, ou começar a namorar, ou for promovida… Não vale comprar uma roupa pra usar quando e se você tiver uma vida ou um corpo diferente do que tem hoje.

8. VOCÊ VAI PRECISAR DESSA PEÇA EM BREVE?

É certo que vai ter verão e inverno ano que vem de novo, então vale comprar aquele vestido de alcinha na promoção que a loja faz quando o verão acaba e guardar para o ano que vem, ou aquele trench coat lindo que está a metade do preço mesmo se for pra usar só no inverno do ano que vem. Ainda faltam 8 meses para o casamento da sua melhor amiga, mas você já sabe que vai, onde vai ser e como vai estar o clima? Então, vale a compra!!
mulher-compras-shopping
MAIS: COMO PARECER MAIS ALTA SEM USAR SALTO ALTOMAIS: O QUE USAR NA BALADA?
Obs: A ideia desse post surgiu ao ler um texto num outro site, que citava outras razões para uma compra. Vou citar algumas aqui com as justificativas para que elas não sejam suficientes para você:
1) A fatura já virou: Você sabe que apesar da fatura já ter virado, você vai precisar pagar pelo que comprou no mês que vem, né?
2) Aquela famosa tem um igual: Sim! Aquela famosa tem um igual, mas ela também mais dinheiro pra gastar em roupas que você, ela vive da imagem dela e pode ter ganhado aquela peça da marca ou dos organizadores do evento, para publicidade.
3) Você merece: Sim! Você merece. Mas você não merece mais uma peça que não vai usar, nem que a sua dívida aumente em vão.
4) É um clássico: Peças que nunca saem de moda realmente são uma ótima compra, mas apenas se esses clássicos combinam com o seu estilo. Não vale a pena comprar um blazer (ou uma camisa branca, ou um vestidinho preto, ou um jeans) se você não vai usar nunca!
Boas compras!
Texto meu, publicado originalmente aqui, no Superela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário