segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Faça o teste dos pontos e descubra se o seu look está básico ou over

teste-dos-pontos
Já ouviu falar da dieta dos pontos, quando cada alimento tem uma pontuação específica de acordo com a quantidade de vitaminas e calorias, e que você deve consumir uma quantidade de pontos específico de acordo com o seu objetivo? Então! Existe um programa parecido para você pontuar os seus looks e descobrir se ele está básico demais ou over – de acordo exclusivamente com o seu conceito de básico e ousado, com o que você considera bacana!
Pra mim, um look básico é calça jeans, camiseta e sapatilha. Pra você, um look básico pode ter a mesma estrutura, mas acrescentando um maxi colar, ou um lenço no cabelo, ou uma maxi bolsa colorida, ou brincões, ou um cinto com fivela grande, ou várias pulseiras (ou anéis, ou os dois), ou qualquer acessório que chame atenção/acrescente interessância ao look. Assim como você pode achar um look over se ele for um mix de estampas formado com apenas duas peças, sem acessórios. Ou um look de duas peças fazendo um color block, mesmo com peças clássicas.
Mas, apesar do conceito que você tem de looks básicos e looks over, o conceito é o mesmo: Para cada item que a gente usa no look, a gente soma um ponto. E se esses itens tem detalhes que se destaquem no look, a gente soma mais um ponto.  Assim:
  • Cada cor colorida do look vale 1 ponto extra
  • Cada detalhe que se destaque na roupa, some 1 ponto extra
  • Cada detalhe extra, tipo textura, cor diferente, salto não convencional, recorte inusitado, costuras aparentes, enfeites, aplicações no sapato, acrescente um ponto extra (para cada detalhe, se tiver vários)
  • Se a meia-calça tiver textura, cor colorida ou brilhos, some 1 ponto extra
  • Colares, anéis, relógios, broches, chapéu, tiaras e lenços valem 1 ponto cada; mais 1 ponto pra cada um que tiver cor colorida ou que se destaque super demais. Alianças, anéis delicadinhos, correntinhas e pingentes pequenos não chamam muita atenção e só contam um ponto.
  • Cada par de brincos conta 1 ponto e mais 1 ponto pra cada cor nesse acessórios
  • Óculos contam 1 ponto – pode acrescentar 1 ponto pra cada detalhe a mais na armação, tipo correntinhas, pedras, logos chamativos ou cores coloridas
  • Bolsas contam 1 ponto se é simples e lisa — cada detalhe conta 1 ponto a mais, tipo fivelas, material lustroso tipo verniz, correntes, texturas, cores coloridas ou muitos bolsos
  • Esmalte em cor colorida ou escura conta 1 ponto (vale pra todas as cores!)
Então, se você estiver com o look abaixo, você está com um look de apenas 13 pontos: 1 do óculos escuro + 1 da blusa + 1 da cor + 1 do blazer + 1 da cor + 1 do colar + 1 ponto pelo colar ser grande e se destacar no look + 1 da calça (que não ganha ponto extra por ser de cor neutra) + 1 da bolsa + 1 por ela não ser de modelo básico + 1 do bracelete + 1 do sapato + 1 da estampa animal print.
look básico
Pela quantidade de peças, pelo mix de texturas diferentes, pela quantidade e característica dos acessórios, o look abaixo tem 21 pontos. Quase todos os itens que ela está usando somam pontos extras, por chamarem atenção. Só a calça, por ser simples e de cor neutra soma 1 único ponto.
look over
Foram as minhas professoras da Oficina de Estilo que me ensinaram esse teste. Elas definiram que para elas cada look deve ter entre 10 e 15 pontos. Mas, cada pessoa deve definir qual é a pontuação ideal para si, e ir incluindo ou tirando peças de seu look de acordo com o que acha bacana. E aí você pode definir quando o seu look está básico demais (entre 5 e 8 pontos, por exemplo) e quando está over (acima de 14 pontos, por exemplo).
No começo, você vai ter um pouco mais de trabalho para contar os pontos, mas depois você já vai sabendo que peças você tem que contam mais pontos e menos pontos, e fica mais fácil saber qual peça usar para completar a quantidade de pontos que quer para o look daquele dia, para aquele evento. Se o look estiver over, é só trocar o acessório por um mais simples, ou tirar algum acessório extra, ou mudar a blusa por uma com uma cor mais neutra. Se o look estiver básico demais, acrescente uma terceira peça, ou um acessório maior, ou um sapato diferente. Tudo é questão de treino!
E aí? Vai aderir?
Texto meu, publicado originalmente pelo Superela, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário