quinta-feira, 28 de maio de 2015

Afinal, quem pode usar pantacourt?


A pantacourt, também conhecida como pantalona curta ou bermudão, é a mais nova tendência, e por ter um comprimento midi (nem curto e nem comprido), a maioria das pessoas torce o nariz. Quem gosta de estar na moda, mas também se preocupa com o efeito das roupas na silhueta, deve ter se perguntado se comprimentos midis são bons para quem é gordinha ou baixinha, e se mostrar o tornozelo engorda ou emagrece.
Comprimentos entre o joelho e o tornozelo achatam a silhueta. Mas, por outro lado, exibir as partes mais magrinhas do corpo, como o tornozelo e o antebraço, passa uma sensação de magreza. Então, vamos desmistificar isso e começar a pensar em looks inteiros ao invés de pensar nas peças separadamente? Você não vai sair usando só a pantacourt né?
Na consultoria de estilo, a cliente me diz quais são as suas prioridades, o que ela gosta e como quer ser vista, que imagem ela gostaria de passar. Digamos que duas das prioridades dessa cliente sejam “estar sempre na moda, parecer fashion e moderna” e “parecer mais magra”. Se o look vai ter (pelo menos!) blusa e sapato para acompanhar a pantalona curta, a gente pode usar essa peça para dar um ar moderno ao look, sem “prejudicar” a silhueta! Afinal, essas são as regras básicas para se vestir: Usar o que gosta e se sentir bonita!
Vamos então montar o look tendo em mente as prioridades da cliente, e lembrando que um look é feito de coordenação de peças! A pantacourt está na moda, então atende a prioridade da cliente que é parecer fashion e moderna. Então, vamos pensar em como ela pode parecer mais magra com uma peça que tem algum volume nos quadris. Qual a melhor cor? Pode ser estampada? O que ela vai usar na parte de cima?
Todo mundo diz que “roupa escura emagrece”, mas não é por isso que a minha cliente (e nem ninguém!!) vai usar só preto, né? Tons foscos e opacos também retraem visualmente, assim como estampas pequenas e com pouco contraste de cor. Além disso, devemos considerar que cinza é uma cor escura comparando com a branca, mas é mais clara que preta.

Vamos, de novo, pensar nos looks como a coordenação de peças e lembrar coordenações monocromáticas e/ou no mesmo tom alongam a silhueta. Se a calça é verde escura, uma blusa azul marinho não vai causar a sensação de corte na silhueta, e vai alongar de forma menos óbvia que a coordenação de duas peças na mesma cor.

Se a intenção é diminuir visualmente a parte de baixo do corpo (já que a calça tem volume!), vamos chamar a atenção pra parte de cima, usando blusas com cores mais vivas (cores vivas expandem visualmente!) ou mais estampadas, e acessórios que chamem a atenção para o rosto (como maxi colares, echarpes, lenços, etc).

O comprimento achata a silhueta? Use um sapato com a gáspea curta (aqueles sapatos que mostram todo o peito do pé e o comecinho dos dedos, tipo sapatilha e scarpin!) ou no tom da sua pele, para diminuir esse efeito.

Quer aumentar o efeito de silhueta alongada? Uma terceira peça resolve! Joga um cardigan ou um blazer por cima, e se for mais comprido, acabando na altura do quadril, melhor ainda, porque ainda disfarça o volume do quadril e bumbum!

As pessoas esperam que mulheres baixinhas não usem vestido longo ou sapato sem salto. Esperam que mulheres gordinhas não usem roupa com listras horizontais ou estampas grandes. Usar o que não parece “apropriado” para alguém como você pode mostrar ao mundo que você se ama do jeito que é, e que pode usar o que quiser! A resposta da pergunta do título? Todo mundo pode usar pantacourt!
Post meu, publicado originalmente ontem no Superela! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário