segunda-feira, 18 de maio de 2015

Etapas da Consultoria de Estilo: Parte investigativa

Muita gente não sabe como é a consultoria de estilo, então essa semana (e a outra hahaha) eu vou fazer posts diários falando das etapas do processo. 
Hoje vou falar da 1ª etapa, que é bem investigativa, e por isso chamo de entrevista. Não é como eu fazia na época que trabalhava em RH (Siiim, trabalhei em Recursos Humanos por 9 anos! rsrs), e sim como um bate-papo mais informal. 
Eu tenho um questionário prontinho, com todas as questões que considero importantes para conhecer melhor a cliente. A metodologia desse trabalho é toda baseada no autoconhecimento, e às vezes a cliente nunca parou para pensar em algumas questões, que são muito importantes para montar esse quebra-cabeças.
O questionário abrange informações sobre a rotina, personalidade e as aspirações da cliente. Toda informação é relevante e importante, pois vai ser traduzida em forma de roupas mais tarde. 
Calma! Você vai entender melhor ao longo dos posts rsrs! Mas, é também na etapa investigativa que fazemos o exercício de imagens.

Esse exercício de imagens é simplesmente uma escolha que você vai fazer das imagens que eu te mostrar, pra me dizer:
1) Como você é.
2) Como gostaria de ser
3) Como nunca seria.

Esse exercício de imagens já é a primeira tradução do seu estilo em roupas. Quer um exemplo? Na entrevista você pode ter falado que gostaria de ser mais sexy.
Eu posso entender que você gostaria de ser assim:


Mas na verdade, você gostaria de ser assim:


É muito mais fácil você olhar a primeira imagem e me dizer: "Eu nunca seria assim porque me parece vulgar mostrar tanto o corpo, eu não gosto desse tipo de roupa..." do que me dizer que prefere peças com cortes estratégicos e que apenas insinue mostrar o corpo. Entende? Conceitos como sexy, vulgar, elegante, confortável, básico, neutro, pequeno, grande, bonito, feio, entre outros, variam de pessoa pra pessoa, e é nessa etapa que eu vou entender quem você é, e como você gostaria de ser. 
A minha opinião pouco importa, desde o começo. Você não vai usar o que eu acho mais bonito, ou o que eu usaria se fosse você. Se você se acha sexy de calça jeans e camiseta, você vai continuar se sentindo sexy de calça jeans e camiseta, e nem eu e nem qualquer outro bom profissional vamos tentar te convencer de que vestido e salto alto é muito mais sexy!

Essa etapa é importantíssima e eu agradeço o fato de ser psicóloga de formação, o que me deu bons ouvidos e capacidade de ouvir sem julgamentos e críticas. 

Amanhã tem mais! Vamos falar sobre análises pessoais (de coloração e silhueta!). Volta!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário