terça-feira, 26 de maio de 2015

Como aproveitar bem a época de liquidações


Daqui a pouco é inverno e toda mudança de estação é a mesma coisa: as lojas começam a liquidação e algumas lojas oferecem até 80% de desconto!!!!
A época de liquidação pode ser uma ótima oportunidade de comprar o que a gente gosta e precisa, se a gente souber aproveitá-la de um jeito inteligente. Se agirmos por impulso, o barato pode acabar saindo bem caro…
Mas afinal, como consumir de forma inteligente?
* Você precisa se conhecer bem (corpo, rotina e estilo): saber o que mais gosta no seu corpo e gostaria de evidenciar, e o que gosta menos e gostaria de disfarçar. Pra que comprar uma calça super skinny super barata se você O-D-E-I-A os seus quadris largos e ela vai ficar esquecida dentro do guarda-roupas? Pra que comprar um vestido cheio de paetês se você não tem uma vida noturna ativa? Pra que comprar um sapato altíssimo se você vai andando para o trabalho? Porque comprar uma roupa neon se morre de medo de chamar a atenção?
* Pense em pelo menos 3 peças que você tem em casa que possa coordenar com a peça que quer comprar. Se você não tiver ao menos 3 peças coordenáveis, provavelmente vai usar pouco a peça nova – ou, o que é ainda pior – vai precisar comprar outras peças, para combinar com ela. A proporção ideal é 5×1, mas a gente pode começar coordenando com 3 peças e depois ir evoluindo!
* Peças “da moda” só entram em liquidação quando a moda já está acabando, né? Dê preferência por peças atemporais. Assim, você vai pagar barato por uma peça que vai usar em várias estações. Estar na moda é importante pra você? Então tente comprar em lojas de departamento, que sempre oferecem informação de moda com preços mais acessíveis. O que a gente não usa muito não precisa ser de ótima qualidade, e muito menos caro!
* Avalie a qualidade da peça. É importante saber se a peça é barata porque está em liquidação, ou se é barata porque foi feita com material sem qualidade e/ou de qualquer jeito, sem capricho nos acabamentos. Quanto mais inferior a qualidade das peças, menos você vai usar, porque ela vai “acabar” logo. Vale o custo x benefício? Divida o valor da peça pela quantidade de vezes que você acha que vai usar a peça no próximo mês e avalie!
* Não é só porque está barato que você precisa comprar uma peça de cada cor disponível. Eu já fiz muito isso, e sempre tinha a impressão de que não tinha roupa, afinal, só mudava a cor, mas eu estava sempre com a mesma cara. A gente consegue ser mais criativa, né?
* Conheça as suas prioridades: você quer se sentir confortável o dia todo enquanto trabalha? Um tecido que pinica, um sapato que aperta, um vestido que fica subindo, uma alcinha que cisma em cair toda hora, ou um acessório pesado podem não ser boas opções, ainda que muito bonitos e baratos!
* Por último, mas não menos importante: se não te faz se sentir LINDA, não compre!
Post meu, publicado originalmente ontem no Superela! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário